8 de agosto de 2013


Cronograma Capilar - Começando

Olá, hoje vou falar sobre o cronograma capilar. Para o que ele serve? Serve para recuperar os cabelos, acabar com pontas duplas e fios elásticos. Como descobri o cronograma capilar? Eu quero muito clarear o meu cabelo para poder pintar de uma cor específica que só pega se o cabelo estiver bem claro e como meu cabelo já estava danificado, descolorindo ele eu só iria estragar mais, então fui em busca de algo para recuperar ele primeiro e depois começar os processos químicos. Eu já fiz bastante coisa no cabelo, estraguei muito e agora me tornei consciente que é preciso ter um cabelo saudável antes de qualquer química.

O cronograma que eu achei mais organizado é do blog The Fame, da Bianca Hulmann. Eu vou usar algumas partes do post dela e fazer minhas intervenções.

Para começar o cronograma existem 3 etapas, elas são:

Hidratação;
Nutrição e 
Reconstrução.

No blog da Bia ela explica cada uma das etapas:

Hidratação:
Serve para recuperar a água perdida do fio, dar maciez e preparar o fio para receber os nutrientes e vitaminas. Usar máscaras com: silicone, vitamina A, vitamina B5, pantenol, babosa, glicerina, leite, aveia, tutano.

Nutrição:
Vai repor a gordura perdida pelos fios e dar nutrientes. Usar máscaras com óleos vegetais, como: óleo de argan, óleo de coco, semente de uva, azeite de oliva, semi di lino..

Reconstrução:
Reposição da massa capilar perdida. Usar máscaras com queratina, creatina e colágeno. É importante que seu cabelo esteja hidratado e nutrido antes dessa etapa, por isso deve ser feito a cada 15 dias.

Ela também criou uma tabelinha que é muito prática e facilita bastante:


Agora vou explicar como eu estou seguindo o cronograma:

Tenho lavado o cabelo a cada dois dias, não estou seguindo a tabela por semana e sim por lavagem, na primeira lavagem fiz hidratação, dois dias depois fiz a nutrição, mas como meu cabelo ficou um pouco oleoso não vou esperar dois dias, dei um intervalo de um dia apenas e hoje vou fazer a nutrição novamente e na próxima lavagem farei a hidratação conforme o cronograma e não conforme as semanas. Vou fazer esse processo por 15 dias e espero poder fazer uma descoloração após esse tempo e depois novamente mais 15 dias de hidratação, nutrição e reconstrução. O importante é seguir as etapas: Hidratação, Nutrição, Nutrição, Hidratação, Nutrição, Reconstrução e assim por diante.

Para fazer a hidratação não usei nada muito específico, usei:

Shampoo Pantene Restauração
Condicionador Pantene Restauração
E uma "pomada" também da Pantene, Tratamento Intensivo de Reparação Pós-química.

E no dia-a-dia normalmente, tenho usado a linha Split Remedy da TRESemmé:

Para pentear uso o Spray intercalando com o Serum Reparador.  

A linha da TRESemmé realmente reduz as pontas duplas, e o spray facilita muuuuito na hora de pentear.

Essas são as pontas do meu cabelo no início do cronograma 


Para fazer a nutrição usei:

Violeta genciana diluída na Máscara de Restauração da Pantene + Azeite de Oliva.
Deixei alguns minutos e enxaguei. Lavei com o Shampoo da TRESemmé e pronto.

Hoje vou fazer a segunda Nutrição, quero gravar para vocês e postar no meu canal para vocês verem como eu faço, desta vez, só vou usar o azeite de oliva, pois acho que o resultado é bem melhor. 

Quero ir mostrando passo a passo e os resultados obtidos ;)

Espero que tenham gostado do post e que passem a seguir o cronograma também e se possível que eu possa colocar os resultados aqui!


1 Comentários

1 comentários:

Larissa disse...

Olá, venho lendo e seguindo seu blog à algum tempo, e hoje me surgiu a oportunidade de indicar blogs que gosto para o selo Selo The Versatile Blogger Award.
Indiquei o seu, passa lá!
http://senhoritaestelar.blogspot.com.br/2013/08/selo-versatile-blogger-award.html

Enviar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t